10 maneiras de substituir VERY!

Atualizado: 10 de abr. de 2021


Uma lousa escrito she is a very good teacher
10 maneiras de substituir VERY!

A palavra VERY é um advérbio usado para enfatizar algum adjetivo ou um outro advérbio em inglês, ou seja, nos da a ideia de ‘muito’. Então podemos usá-lo para dizer ‘ela é muito bonita’ (She is very beautiful) ou ‘Isso é muito caro’ (This is very expensive), por exemplo.


E essa é, sem dúvidas, uma das palavras mais conhecidas usadas no inglês, especialmente por estudantes do idioma, o que faz com que ela acabe sendo repetida mais vezes do que seria necessário / ideal em diversas situações, e especialmente em textos, onde conseguimos perceber mais facilmente que alguma palavra está se repetindo demais. Mas por que será que isso acontece?


Em primeiro lugar, porque muitos alunos não conhecem os sinônimos que temos para ‘very’ no inglês, que podem ser utilizados nas frases substituindo essa palavra dando um sentido igual ou muito parecido a elas, e por não os conhecerem acabam sempre utilizando o very. Alguns exemplos desses sinônimos são: Extremely, Incredibly, Highly, Hugely, Really e Super!


Outro fator importante, é que muitos sequer sabem que muitas palavras, quando acompanhadas do ‘very’, podem ser substituídas por uma única outra! Saber quais são elas, além de fazer com que você deixe de ser repetitivo por usar sempre a mesma palavra, faz com que você demonstre um domínio ainda maior do inglês!


Para te ajudar nisso, selecionei 10 palavras que usamos com frequência para substituir o very em determinados contextos. 1. SPOTLESS

É usada para substituir ‘VERY CLEAN’, ou seja, para dizermos que algo ou algum lugar está MUITO LIMPO e / ou ORGANIZADO!


This room is spotless today! (Essa sala está muito limpa / organizada hoje!)

She was wearing a spotless white dress at the party yesterday. (Ela estava usando um vestido branco extremamente limpo na festa ontem.)

I didn’t think this hotel would be so spotless. (Eu não pensei que esse hotel seria tão limpo e organizado.)

2. WEALTHY


Podemos usar para dizer ‘VERY RICH’, o mesmo que ‘MUITO RICO’. E temos algumas outras palavras como ‘AFFLUENT’ e ‘WELL-OFF’ que têm o mesmo significado.


Bill Gates is a wealthy man. (O Bill Gates é um homem muito rico.)

She was born to a wealthy family. (Ela nasceu em uma família muito rica.)

China is one of the wealthiest countries in the world. (A China é um dos países mais ricos do mundo.)



3. STARVING


Usamos essa no lugar de ‘VERY HUNGRY’ para dizer que estamos com ‘MUITA FOME, ou como diríamos exageradamente ou literalmente em português, ‘MORRENDO DE FOME’.


I’m starving as I haven’t eaten anything for breakfast today. (Eu estou com muita fome já que não comi nada no café da manhã hoje.)

The animals were abandoned and now they’re starving. (Os animais foram abandonados e agora eles estão morrendo de fome.)

My sons always arrive from school and eat as if they were starving. (Meus filhos sempre chegam da escola e comem como se estivessem morrendo de fome.)



4. STUNNING


É usada para substituir ‘VERY BEAUTIFUL’ ou ‘VERY ATTRACTIVE’, que em português seria ‘MUITO BONITA ou ATRAENTE’ ou mesmo como ‘BELA / LINDA’. Tratando-se de pessoas, busque usar esse adjetivo apenas para mulheres, ok?!


Jennifer Aniston is a stunning woman. (A Jennifer Aniston é uma mulher muito bonita / atraente.)

Their family’s got a stunning house at the beach. (A família deles tem uma bela casa na praia.)

As I live in the mountains, there are many stunning views wherever I go. (Como eu moro nas montanhas, tem vistas muito bonitas em qualquer lugar que eu vou.)



5. DEVOUT


Usamos para substituir ‘VERY RELIGIOUS’, ou seja, para dizer que alguém é ‘MUITO RELIGIOSO(A)’.


Mary is a devout woman. (Mary é uma mulher muito religiosa.)

He goes to the church every week, but he’s not a devout person. (Ele vai a igreja toda semana, mas ele não é uma pessoa muito religiosa.)

I think there were more devout Christians in the past than today. (Eu acho que havíam mais cristãos muito religiosos no passado do que atualmente.)



6. ANCIENT


Pode ser usada no lugar de ‘VERY OLD’ significando ‘MUITO VELHO ou ANTIGO’. Mas não usamos para descrever pessoas, apenas objetos, lugares, etc.


In Rome there are many ancient churches. (Em Roma existem várias igrejas muito antigas.)

I can’t read some words clearly as this is an ancient book. (Eu não consigo ler algumas palavras nitidamente, pois esse livro é muito antigo.)

Rio de Janeiro is the ancient capital of Brazil. (O Rio de Janeiro é a antiga capital do Brasil.)



7. BOOMING


Pode ser usado para substituir ‘VERY LOUD’ ou ‘VERY NOISY’, que são o mesmo que ‘MUITO ALTO’ ou ‘MUITO BARULHENTO’. Essa palavra é também associada a um ‘barulho’ que dura por um certo tempo, e não é usada para algo que acontece muito rápido.


His music is booming! (A música dele é muito barulhenta!)

They like to throw some parties, so they’ve got a booming sound system. (Eles gostam de fazer algumas festas, então eles têm um sistema de som muito alto / potente.)

I need a booming alarm to wake me up in the morning. (Eu preciso de um alarme muito alto para me acordar de manhã.)



8. COSTLY


Usamos no lugar de ‘VERY EXPENSIVE’ para dizer que algo é ‘MUITO CARO’, especialmente quando é mais caro do que deveria ser, ou como costumamos dizer, que algo custa / é uma fortuna!


His wedding ring is costly. (O anel de casamento dele é muito caro.)

I loved that dress, but it is costly, I can’t buy it. (Eu amei aquele vestido, mas ele custa uma fortuna, não posso comprá-lo.)

She will have to make a costly surgery, but she doesn’t have enough money to pay for it, so the government will help her. (Ela terá que fazer uma cirurgia muito cara, mas não tem dinheiro o suficiente para pagar, então o governo irá ajudá-la.)



9. EXTENSIVE


É usado para substituir ‘VERY LONG’ que pode significar ‘MUITO LONGO ou COMPRIDO’, ou assim como em português ‘MUITO EXTENSO’, como algo que abrange uma área ou quantidade grandes.


This film is extensive. (Esse filme é muito longo.)

Her knowledge of biology is extensive. (O conhecimento que ela tem em biologia é muito extenso.)

They had to rebuild an extensive area of the house. (Eles tiveram que reconstruir uma área muito grande da casa.)



10. MARVELLOUS


Que, por fim, é a palavra que podemos usar no lugar de ‘VERY GOOD’ e que assim como diversas outras, como ‘GREAT’, ‘WONDERFUL’ e ‘AMAZING’, significa ‘MUITO BOM’ e tem alguns outros sinônimos também, como ‘ÓTIMO’ e ‘MARAVILHOSO’.


The last book I read is marvellous, you should read it too! (O último livro que eu li é maravilhoso, você deveria ler também!)

Congratulations! You’ve done a marvellous job. (Parabéns! Você tem feito um ótimo trabalho.)

I think Shakespeare was a marvellous writer. (Eu acho que Shakespeare foi um escritor muito bom.)



Agora sim! Você já consegue usar diversas outras palavras como formas de dizer ‘muito’ em inglês e sem precisar usar o ‘very’ a todo momento, certo? Além dessas, ainda temos várias outras palavras que podem substituí-lo, então busque por algumas outras enquanto estiver estudando que, aos poucos, você irá deixar de usar o ‘very’ tantas vezes.


E essa regrinha de não repetir ou usar apenas uma palavra diversas vezes na mesma fala ou texto também vale para outros casos, como quando usamos ‘You’re welcome’ para dizer ‘De nada’. Para evitar que isso também aconteça, você pode ler meu post sobre ‘5 formas de fala de nada’ (clique aqui).


Para esses dois tópicos eu já tenho um vídeo no meu canal do YouTube (clique na imagem abaixo) com exemplos que vão te ajudar com as pronúncias dessas palavras também!


Rachel Hartwright, very, very, very

Bons estudos, see you there!


Rachel



#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo