5 Curiosidades BRITÂNICAS que você não vai acreditar!

Atualizado: Abr 10


Mala com souveniers da Inglaterra
5 Curiosidades BRITÂNICAS que você não vai acreditar!

Você já deve ter percebido, ou ao menos escutado de alguém, que a cultura inglesa é bastante diferente da brasileira, certo?


Além do idioma, da moeda e do clima, por exemplo, existem diversos hábitos culturais e curiosidades do dia a dia que são bem diferentes do que os que os brasileiros possuem, e talvez, por isso, algumas pessoas acabam ficando em dúvida e não acreditam que alguns deles sejam realmente verdade. E como não são todas as pessoas que podem viajar e vivenciar os costumes de outro país pessoalmente, nada melhor do que uma pessoa que nasceu na Inglaterra para confirmar alguns desses fatos para vocês, não é?


Então, nesse post eu trago 5 curiosidades britânicas para você que, além do inglês, deseja aprender mais sobre como as coisas acontecem na Inglaterra!


1. Motoristas do lado direito e carros do lado esquerdo

Isso já seria algo que iria confundir muitos brasileiros na Inglaterra, ou mesmo em alguns outros países! E posso dizer isso com bastante propriedade, pois foi algo que me deixou bem confusa quando vim para o Brasil, e precisei de um tempo até me adaptar.


Aqui, os carros trafegam pelo lado direito da rua (em vias de mão dupla) e, nos carros, os motoristas, ou o volante, estão sempre do lado esquerdo, ou seja, troca-se a marcha com o braço direito. Já na Inglaterra, assim como em outros 76 países no mundo, o volante dos carros fica do lado direito, então as pessoas devem trocar a marcha com o braço esquerdo, e nas ruas, o lado correto para trafegar é o esquerdo. Um pouco confuso, eu sei. Mas perceba a diferença nessas imagens:

Mulher e homem ao volante
Motoristas do lado direito e carros do lado esquerdo

E então? Será que você acharia muito estranho e diferente dirigir e ver os carros andando nos lados contrários aos do Brasil? Acha que seria muito difícil se adaptar? Deixe sua opinião nos comentários!

2. Você nunca estará a mais de 115Km da costa

É bastante comum para quem mora no Brasil ouvir o quanto seu país é grande em extensão territorial, mas você já parou para pensar no quanto os outros países são menores que o seu? O Reino Unido, por exemplo, que é uma ilha formada por 4 países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), é tão menor que caberia dentro do estado de São Paulo!


Por esse motivo, estando em qualquer lugar da Inglaterra, você nunca estará a mais de 115 Km da costa. Para quem adora ir à praia, estar sempre a poucas horas ou minutos dela deveria ser uma maravilha, não é? Mas, infelizmente, não é bem assim. As praias inglesas são muito rochosas, portanto, não são tão gostosas quando as brasileiras. Afinal, o Brasil possui praias belíssimas, então já seria bem difícil superá-las. Eu, sem dúvidas, prefiro aproveitar um dia de sol por aqui mesmo!

Comparativo praia no Brasil e na Inglaterra
Você nunca estará a mais de 115Km da costa


3. Ler jornais ainda é algo muito comum no dia a dia

Apesar de atualmente muitas pessoas no mundo todo acompanharem as notícias pela TV, redes sociais ou outros meios digitais, na Inglaterra, ler os jornais ainda é algo muito comum para grande parte da população! E isso continua sendo natural mesmo para quem já tem bastante contato com a internet, por exemplo.


Os jornais ingleses mudaram um pouco nos últimos anos, e agora são um pouco menores, para facilitar a leitura e o manuseio, e possuem manchetes maiores e até mais sensacionalistas, o que claramente chama mais a atenção da população para determinados assuntos. Mas apesar das mudanças, o preço ainda é bem acessível e muitas pessoas continuam, e provavelmente ainda continuarão por bastante tempo, recebendo seu jornal em casa ou indo até a banca para comprá-lo todos os dias!


Para quem está estudando inglês, ler jornais também é uma excelente forma de praticar o idioma. Então se viajar para a Inglaterra ou para algum outro país de língua inglesa, não deixe de trazer um (ou alguns) de volta para o Brasil com você, ok?!

Capa de jornal e homem lendo jornal
Ler jornais ainda é algo muito comum no dia a dia


4. A comida favorita dos britânicos é um prato indiano!

Parece estranho, não é? A comida favorita de um país ser um prato estrangeiro? Afinal, existem vários pratos como ‘The Full English Breakfast’, ‘Fish and Chips’ e ‘The Sunday Roast’ que são conhecidos no mundo todo como pratos típicos muito consumidos na Inglaterra. Mas foi no prato indiano ‘Chicken Tikka Masala’ (também chamado de ‘The Indian Curry’) que, em 2011, os britânicos votaram e escolheram como sua comida favorita!

Essa escolha da população, que parece ser bastante excêntrica, na verdade, se deve ao fato de existirem diversos imigrantes indianos na Inglaterra. Se você estiver caminhando pelas ruas do país, poderá perceber que têm vários restaurantes Indianos por lá! Uma das mais conhecidas é a ‘Brick Lane Street’ em Tower Hamlets, uma cidade localizada no leste de Londres, que ficou muito famosa pelos autênticos restaurantes indianos, paquistaneses e bengaleses que servem curry (algo que eu também comi muito durante minha infância e adolescência) e que é, sem dúvidas, um ótimo ponto turístico Inglês!

Prato indiano Tikka Masala
A comida favorita dos britânicos é um prato indiano


5. A cerveja não é servida gelada!

Sim, eu sei, para um brasileiro isso é praticamente um crime! Mas na Inglaterra não bebemos a cerveja ‘trincando’ como é comum por aqui. Nos pubs, ou mesmo nos mercados, as cervejas ficam dispostas em prateleiras em temperatura ambiente, que não significa que elas ficam quentes, como muitos dizem por aí, apenas que não são refrigeradas.


E é evidente que esse fato inusitado também tem um porquê! Isso ocorre pois julgamos que é possível sentir melhor o sabor da cerveja quando ela não está gelada. Então, por mais estranho que isso pareça, se for visitar a Inglaterra, tente experimentar alguns dos diversos tipos de cervejas que são vendidos por lá! Dessa forma, você também poderá tirar suas próprias conclusões sobre como esse costume britânico é na prática, e é algo que eu acredito que você irá gostar!

Esses são alguns dos costumes e características britânicos que eu considero bem diferentes dos brasileiros. Se você conhece mais algum que considera interessante comente um pouco sobre ele aqui! Assim eu também poderei confirmar se realmente as coisas acontecem como você imagina.


Na minha página do Instagram e no meu canal do YouTube também já fiz um vídeo falando sobre esses fatos! Então, me siga lá para assistir a esse e aos outros vídeos sobre a cultura britânica, para que você possa conhecer ainda mais fatos interessantes sobre ela!


Rachel Hartwright, very, very, very

See you there!


Rachel



#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo