A perfect match!

Atualizado: 10 de abr. de 2021


Peça de quebra-cabeça - the Perfect Match
A perfect match!

A perfect match!

Como dizer se as coisas combinam bem ou não em inglês.


Você já se deparou com situações em que você precisava decidir ou perguntar se duas coisas combinavam bem juntas ou não? Isso pode acontecer, por exemplo, quando estamos experimentando roupas que queremos comprar ou usar em uma ocasião especial, ou quando estamos preparando um prato e precisamos decidir se os gostos de alguns alimentos e bebidas ficam bons quando combinados. E você sabe como poderia dizer se essas coisas combinam ou não, em inglês?


É muito provável que, automaticamente, você pense em usar o verbo ‘To combine’, que é muito parecido com ‘Combinar’ em português. Entretanto, não costumamos usar esse verbo em situações como as que citei acima, usamos apenas no sentido de ‘juntar’ duas coisas ou qualidades, ou para nos referirmos a ações que acontecem ao mesmo tempo.


Para substituir o verbo ‘To combine’ quando queremos dizer ‘Combinar’, podemos usar os verbos ‘To match’, ‘To go with’, ‘To go together’ ou ‘To suit’. Portanto, veremos alguns exemplos de casos em que esses verbos podem ser usados dando esse sentido as frases.



1. TO MATCH


Em primeiro lugar, precisamos lembrar que aqui estamos usando a palavra match para nos referirmos a duas coisas, cores, designs, etc. que aparentemente ficam bons juntos, mas que match também pode significar ‘Fósforo’ ou ‘Partida’ em um jogo esportivo. 


Outro fato importante, é que não precisamos usar uma preposição com o verbo ‘Match’ como fazemos em português, quando usamos ‘Com’ para dizermos que uma coisa combina com a outra.


Para darmos ênfase em uma frase usando ‘match’, podemos acrescentar a frase palavras como ‘Perfect’, ‘Perfectly’, ‘Good’, ‘Great’ e ‘The best’. Preste atenção nessas características nas frases de exemplo abaixo!


Alguns dos casos mais comuns em que ‘Match’ é usado no sentido de ‘Combinar’ são:

  • Para nos referirmos a roupas e acessórios que podem ser usados juntos ou que combinam com o tipo físico de alguém.

Do you think this necklace matches this dress? (Você acha que esse colar combina com esse vestido?)

I love to wear red t-shirts because I think they match my glasses. (Eu adoro usar camisetas vermelhas porque eu acho que elas combinam com meus óculos.)

I’m not sure that these trainers will match most of my gym clothes. (Eu não acho que esses tênis irão combinar com a maioria das minhas roupas de academia.)

I won’t buy this pullover because it won’t match my sister’s hair colour. (Eu não vou comprar esse suéter porque ele não vai combinar com a cor do cabelo da minha irmã.)


  • Para falarmos sobre cores e designs de objetos ou gostos de comidas que ficam bons juntos.

This curtain’s colour won’t match my sofa. (A cor dessa cortina não irão combinar com o meu sofá.)

I think this rug matches my living room perfectly. (Eu acho que esse tapete combina perfeitamente com a minha sala de estar.)

Red wine doesn’t match Sushi. (Vinho tinto não combina com Sushi.)

I think tomato sauce is the best match for spaghetti. (Eu acho que molho de tomate é a melhor combinação para espaguete.)


  • Para descrever pessoas, suas personalidades e algumas de suas características.

Everybody thinks you and Michael are a perfect match. (Todos acham que você e o Michael são uma combinação perfeita.)

I found him very handsome, but our interests didn’t match. (Eu o achei muito lindo, mas os nossos interesses não combinavam.)

I think a job as a gym instructor wouldn’t match his lazy personality. (Eu acho que um trabalho como instructor de academia não combinaria com a personalidade de preguiçoso dele.)



2. TO GO WITH


Esse verbo também pode significar ‘Combinar’ em inglês, assim como ‘Match’, mas nesse caso, não o usamos para descrever pessoas, apenas objetos, roupas e acessórios ou comidas.


I always thought these shoes would go well with this t-shirt. (Eu sempre achei que esses sapatos combinariam bem com essa camisa.)

Do you think red meat goes with this wine? (Você acha que carne vermelha combina com esse vinho?)

Does this wardrobe go with my bedroom’s design? (Esse guarda-roupas combina com o design do meu quarto?)



3. TO GO TOGETHER


Essa é outra expressão que pode ser usada para dizermos que duas coisas combinam e tem o mesmo uso de ‘To go with’.


A yellow dress normally doesn’t go together with green shoes. (Um vestido Amarelo normalmente não combina com sapatos verdes.)

Do you think such a big TV goes together with a small room? (Você acha que uma TV tão grande combina com uma sala pequena?)

Do the colours blue and white go together for a birthday party? (As cores azul e branco combinam em uma festa de aniversário?)



4. TO SUIT


Esse verbo também é comumente usado para expressarmos que algo cai bem para uma pessoa, situação ou ocasião. Ou seja, se quisermos dizer que algo combina com alguém, podemos usar o verbo ‘To suit’.


I don’t think this jacket suits you. (Eu não acho que essa jaqueta combina com você.)

I can’t think of anyone who would suit this job better than him. (Eu não consigo pensar em ninguém que combinaria com esse trabalho melhor do que ele.)

Maybe waking up early doesn’t suit his lifestyle. (Talvez acordar cedo não combine com o estilo de vida dele.)


Percebeu como existem diversas formas de dizermos a mesma coisa em inglês sem usar palavras que são parecidas em português? Para completar esse post, já fiz um vídeo no Instagram e no YouTube em que falo sobre o uso desses verbos com mais exemplos a pronúncia dessas palavras!


Após ler esse post e assistir ao vídeo (clique na imagem abaixo), não se esqueça de praticar esses vocabulários colocando-os em prático com frases que você mesmo pode formar!


Rachel Hartwright, very, very, very

Keep studying!

See you next time!


Rachel



#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo