Bandas e cantores britânicos para praticar inglês com música!

Atualizado: Abr 10


Bandeira britânica e guitarra
Bandas e cantores britânicos para praticar inglês com música

Muitos alunos me perguntam o que devem fazer para aprender inglês com o sotaque britânico, e sempre digo a eles que a melhor forma de praticar inglês e se acostumar ao máximo com um sotaque específico é ouvindo falantes nativos!


Já fiz um post aqui no Blog sobre ‘Great British Series’ (clique aqui) onde falo sobre algumas séries que podem te ajudar a praticar seu inglês e a se acostumar com o sotaque britânico. Hoje, vou listar algumas bandas e cantores britânicos que também podem ser muito úteis nesse processo!


Além disso, para entender melhor como você pode inserir músicas e séries no seu dia a dia para praticar seu inglês de uma forma mais divertida e eficaz, você pode baixar meu e-Book (clique aqui) gratuito que acompanha 10 aulas em que eu explico as maiores dúvidas que recebo dos estudantes de inglês.



ADELE

A cantora Adele nasceu em Londres, no bairro do Tottenham. Adele fala com sotaque do Leste de Londres, parecido com o sotaque Cockney. Apesar disso a cantora possui um sotaque um pouco mais neutro quando canta. Além disso, algo que pode estimular bastante os alunos que querem estudar inglês com música, é o fato de a cantora ser internacionalmente muito famosa e suas músicas serem conhecidas por muitas pessoas. Afinal, é ainda mais interessante aprender a cantar uma música que você já conhece e gosta do que tentar encontrar alguma nova, não é?


Outro fator que podemos perceber é que as letras das músicas da Adele são mais fáceis de serem entendidas, pois além de muitas terem um ritmo mais lento, a cantora também costuma pronunciar as palavras de forma clara e correta. Isso facilita a associação dos sons e da escrita por quem está acompanhando a letra da música, por exemplo, o que faz com que suas músicas sejam uma excelente opção para quem ainda está começando a estudar inglês ou a praticar dessa forma!


Algumas músicas da Adele para nível iniciante, que seguem essas características são:


'Someone like you'

'Hello'

'Set fire to the rain'

'When we were Young'

'Rolling in the deep'



COLDPLAY

Essa é uma banda de rock britânica que também tem suas músicas reconhecidas mundialmente. O sotaque encontrado nas músicas é o do cantor Chris Martin que nasceu na cidade de Exeter, Devon. Assim como ocorre com a cantora Adele, o sotaque de Chris é considerado neutro nas músicas, o que facilita a compreensão e a associação de algumas palavras com o sotaque britânico sem exageros.


Apesar de Coldplay ser considerada uma banda de rock, as letras das suas músicas costumam também ser mais lentas e com uma pronúncia clara, e mesmo as que tem um ritmo mais acelerado não são consideradas complicadas para quem está tentando entender o que é falado ou a cantar junto com a música. Portanto, suas músicas são consideradas ideias para alunos básico e intermediários.


Algumas das mais conhecidas e que podem ser facilmente estudadas são:


'Yellow'

'Viva la vida'

'Paradise'

'The Scientist'

'Fix you'



THE BEATLES

Considerada provavelmente a banda britânica mais clássica de todas, as músicas de The Beatles são cantadas pelos vocalistas John Lennon e Paul McCartney, nascidos em Liverpool, e que têm um sotaque conhecido como Scouse. No dia a dia, ao se comunicarem um pouco mais rápido, esse sotaque pode ser difícil de ser entendido por falantes não nativos, especialmente por ser falado com a língua mais travada. Mas, nas músicas, isso não ocorre muito, pois as letras não são muito rápidas e, muitas vezes, são repetitivas, o que também facilita o processo de aprender a cantar a música inteira.


Por ser uma das bandas mais famosas do mundo, The Beatles pode ser uma excelente aliada aos seus estudos, especialmente para alunos básicos e intermediários e adultos que, com certeza, irão reconhecer boa parte das indicações abaixo:


'Here comes the sun'

'Let it be'

'Hey Jude'

'Yesterday'

'Don’t let me down'



ONE DIRECTION

Por fim, partindo de uma banda clássica para uma mais recente e especialmente aclamada pelo público jovem, One Direction é uma boyband de música pop que foi formada por cantores britânicos que participaram do reality show The X Factor da Inglaterra. Os membros inicias eram Louis Tomlinson, Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik. Após a separação da banda, alguns deles seguiram carreira solo, então, além das músicas da banda citadas aqui você também pode praticar com as músicas que eles possuem separadamente!


Apesar da separação, a banda também fez muito sucesso no mundo todo, e você pode encontrar músicas tanto mais animadas e rápidas quanto mais lentas entre as suas composições, mas em ambos os casos, o sotaque britânico dos cantores é bastante perceptível. Dependendo da música escolhida, é possível praticar inglês do básico ao mais avançado, mas é importante estar sempre atento às gírias que acabam sendo usados com mais frequência por eles!


Algumas das principais faixas da One Direction são:


'What makes you beautiful'

'Story of my life'

'Drag me down'

'Perfect'

'History'



Além desses, existem diversos outros cantores e bandas britânicas que você pode procurar para praticar seu inglês e o sotaque. Mas lembre-se de adequar as músicas ao seu nível. Mesmo que você seja um grande fã de bandas de rock e heavy metal, por exemplo, algumas delas não são consideradas adequadas para os estudos de inglês, especialmente para iniciantes.


Se você conhecer mais alguma banda ou cantores que indicaria para quem também está estudando inglês com música, comente aqui em baixo! Isso poderá ajudar outras pessoas que estiverem lendo esse post também.


I hope you enjoy the songs, comment below with any other British bands or singers you like!


Rachel

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo