Como e quando usar a THIRD CONDITIONAL

Atualizado: Abr 10


lousa verde escrito Third Conditional
Como e quando usar a THIRD CONDITIONAL

Para finalizar o ponto gramatical sobre as Imagined Conditionals em inglês, nesse post irei falar sobre a regras de uso da Third Conditional, com alguns exemplos de como ela é usada em frases.


Além de ser a terceira e última das Conditionals, a Third Conditional também é a que consideramos mais complicada, pois para formas as frases utilizamos tempos verbais que os alunos de inglês só aprendem a partir do nível intermediário. Portanto, se você ainda não leu os posts sobre a First Conditional e a Second Conditional, eu aconselho que você os leia antes desse post para que você consiga perceber bem as diferenças de uso e de construção entre elas, ok?!



Quando usar a Third Conditional?

Assim como as demais Conditionals, iremos usar a Third Conditional para falarmos sobre condições necessárias para obtermos um resultado diferente de alguma ação, mas, nesse caso, iremos tratar de resultados impossíveis de serem alcançados!


Isso acontece porque na Third Conditional iremos imaginar um passado diferente, onde algo teria ou não acontecido de outra forma e então teria um resultado diferente no presente. Por isso são situações impossíveis, pois não podemos mudar o passado! Por exemplo:


If my mom hadn’t used up the shampoo, I could have washed my hair today. (Se minha mãe não tivesse usado todo o shampoo, eu poderia ter lavado meu cabelo hoje.)

Nesse exemplo, ela gostaria que a mãe dela não tivesse usado todo o shampoo, mas ela usou, e como ela não pode mudar essa ação no passado, ela não conseguirá lavar o cabelo hoje.


We could have started an English course if we hadn’t spent all of our money on clothes. (Nós poderíamos ter começado um curso de inglês se não tivéssemos gastado todo nosso dinheiro em roupas).

Esta é outra situação em que algo aconteceu no passado (gastaram todo o dinheiro em roupas), e que não pode ser mudado para se obter um resultado diferente no presente (ter começado um curso de inglês).



Como usar a Third Conditional?

Seguindo o mesmo padrão das Conditionals anteriores, iremos dividir as frases na Third Conditional em uma com a CONDITIONAL CLAUSE (uso do IF) e em outra com a MAIN CLAUSE (uso de Modal Verbs).


Mas, nesse caso, o mais importante na construção das frases é estar atento à quais tempos verbais estão sendo usados em cada uma das Clauses, pois são um conteúdo mais avançado e complexo comparado aos tempos usados nos casos anteriores.

Veja a formação das frases:


CONDITIONAL CLAUSE MAIN CLAUSE

IF + PAST PERFECT + COMMA + SUBJECT + MODAL VERB + HAVE + VERBO (Past Participle)


Assim como na Second Conditional, os Modal Verbs que podem ser usados aqui são: SHOULD, WOULD, MIGHT e COULD.


Vejamos alguns exemplos:



CONDITIONAL CLAUSE MAIN CLAUSE


If it hadn’t started to rain, we would have played tennis in the evening.

(Se não tivesse começado a chover, nós teríamos jogado tênis à tarde.)


If they hadn’t brought the dog here, it could have died on the road.

(Se eles não tivessem trazido o cão aqui, ele poderia ter morrido na estrada.)


If Liza hadn’t sold her house, we could have had the party there.

(Se a Liza não tivesse vendido a casa dela, nós poderíamos ter feito a festa lá.)


E mais uma vez, podemos fazer a inversão da ordem das Clauses para formar as frases sem o uso da vírgula entre elas e mantendo o seu significado.



MAIN CLAUSE CONDITIONAL CLAUSE


He should have come back home if it there hadn’t been a pandemic happening.

(Ele deveria ter voltado para casa se não estivesse acontecendo uma pandemia.)


I might have not seen your new tattoo if you hadn’t been wearing this t-shirt.

(Eu poderia não ter visto sua tatuagem nova se você não estivesse usando essa camiseta.)


People wouldn’t have been so anxious if social media hadn’t been created.

(As pessoas não seriam tão ansiosas se as redes sociais não tivessem sido criadas.)



Observação: As frases na First, Second e Third Conditional também podem ser construídas na forma de pergunta. Para isso, você só precisa seguir a regra de fazer perguntas dos Modal Verbs e invertê-los com o sujeito na Main Clause.

Veja um exemplo:


Would you have bought me a present if I had told you I’d come? (Você teria me comprador um presente se eu tivesse lhe falado que viria?)



Finalmente, com esse post, encerramos o tópico de Imagined Conditionals do inglês! Se você ainda não viu os posts anteriores, lembre-se de estudar sobre eles também para saber as diferenças e similaridades entre todas elas, ok?!


E não se esqueça também de praticá-las no seu dia a dia enquanto você estiver assistindo ou lendo algo em inglês ou mesmo estudando outros assuntos do idioma. Como as Conditionals são comumente encontradas em textos e falas, você provavelmente não terá dificuldades em praticar!


See you next time!


Rachel



#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo