Os Phrasal Verbs com GET mais usados em inglês!

Atualizado: 10 de abr. de 2021


2 bonecos conversando
Os Phrasal Verbs com GET mais usados em inglês!

Muitos dos meus alunos, especialmente os que estão começando a estudar inglês, me perguntam frequentemente sobre o uso de GET. Mas, infelizmente, é impossível definir seu uso com apenas uma explicação, pois o verbo GET tem mais de 289 significados!


Além de ser usado sozinho, o verbo GET também é comumente usado com uma preposição, formando um Phrasal Verb. E como eu sempre digo, aprender a usar uma quantidade bem diversificada de Phrasal Verbs é essencial para quem quer se tornar fluente em inglês.


Para ajudá-los com isso, nesse post eu separei 12 Phrasal verbs com GET mais usados em inglês, com exemplos e explicações de como eles podem ser usados.



1. TO GET UP


É usado principalmente para nos referirmos ao ato de LEVANTAR, seja da cama ou de algum outro lugar, dando o sentido de ficar em pé. Mas também pode significar ESCALAR algo ou SUBIR em algum lugar, como uma montanha ou uma escada.


She gets up at 9 a.m. every day. (Ela se levanta às 9 da manhã todos os dias.)

I got up and gave my seat to the old woman next to me. (Eu me levantei e dei meu lugar para a mulher idosa perto de mim.)

He got up to the top floor by using the stairs, as the lift was broken. (Eu subi até o próximo andar pelas escadas, pois o elevador estava quebrado.)



2. TO GET BACK


Esse Phrasal Verb pode ser usado para dar a ideia de VOLTAR ou RETORNAR a algum lugar, como quando você volta para casa depois do trabalho ou quando retorna de uma longa viagem.


Marcus didn’t get back home until late because he was visiting a friend. (O Marcus não voltou para casa cedo porque ele está visitando um amigo.)

I want to go get back to New York next Christmas! (Eu quero voltar para Nova Iorque no próximo natal!)

When will you get back from your vacation? (Quando você vai voltar das suas férias?)



3. TO GET ALONG (WITH)


Quando queremos usar as expressões DAR-SE BEM ou TER UMA BOA RELAÇÃO em inglês, devemos usar ‘to get along with’, pois esse verbo tem o sentido de TER AFINIDADE com uma ou várias outras pessoas. Outro significado possível é no sentido de LIDAR com alguma coisa ou situação, especialmente de uma forma boa. Nesse caso o WITH está entre parênteses pois ele pode ou não ser colocado na frase.


I didn’t think you would get along with Mark so well. (Eu não pensei que você fosse se dar tão bem com o Mark.)

My sister and I get along really well. (Minha irmã e eu temos uma boa relação.)

She didn’t think she’d get along with her ex. at work. (Ela não achava que lidaria bem com o ex. dela no trabalho)



4. TO GET DOWN


Além de ser o oposto de GET UP, que seria o equivalente a ABAIXAR ou DESCER, esse Phrasal Verb também tem outros significados. Pode ser usado como SENTIR-SE TRISTE ou DEPRESSIVO, ou no sentido de ANOTAR algo, durante uma aula ou reunião, por exemplo.


Lucas, can you get down here, please? (Lucas, você pode descer aqui embaixo, por favor?)

During the game hide and seek, I had to get down really fast so my friend didn't see me. (Eu tive que me abaixar muito rapidamente para que a bola não me acertasse.)

The pandemic is really getting me down. (A pandemia está realmente me deixando para baixo.)

I didn't have time to get down everything the teacher said. (Eu não tive tempo de anotar tudo o que a professora disse.)



5. TO GET RID OF


Quando nos referimos a algum objeto, TO GET RID OF pode significar jogar algo fora ou doar. No bom português, esse Phrasal Verb é equivalente a SE LIVRAR de algo ou de alguém, por exemplo, especialmente quando são coisas indesejáveis.


My mum got rid of my favourite trousers because she thought they were too old. (Minha mãe jogou fora minhas calças favoritas porque ela pensou que elas estavam muito velhas.)

Why don’t you get rid of this jacket you have never used? (Por que você não se livra dessa jaqueta que você nunca usou?)

I’ll get rid of the boy who’s trying to sell chocolate at the reception. (Eu vou me livrar do menino que está tentando vender chocolate na recepção.)



6. TO GET IN


Os dois usos mais comuns de TO GET IN são com o significado de ENTRAR em algum lugar, como na sua casa ou no trabalho. Também é comumente usado para dizermos que entramos em um meio de transporte, como em um carro.


Get in the taxi now! We’re going home. (Entre no carro agora! Estamos indo para casa.)

Did you get in through the front door? (Você entrou pela porta da frente?)



7. TO GET ON


Assim como o TO GET IN, também usamos TO GET ON no sentido de ENTRAR, a diferença entre eles é que TO GET ON só pode ser usado para nos referirmos a entrada em um lugar em que podemos nos mover, como é o caso dos meios de transporte, como trens, ônibus e aviões.


Esse Phrasal Verb também pode ser um sinônimo para TO GET ALONG.


Did everyone get on the train already? (Todo mundo já entrou no trem?)

What time did you get on the plane? (Que horas você entrou no avião (embarcou)?)

It’s difficult to get on the tube at 6 a.m. because it’s too crowded. (É difícil entrar no metrô às 6 da manhã porque ele está muito lotado.)

We don't get on with our neighbours. (Nós não nos damos bem com nossos vizinhos.)



8. TO GET OUT


Como você já deve imaginar, esse Phrasal Verb é o oposto de TO GET IN / ON, portanto tem o significado de SAIR de algum lugar.


You can’t get out of the train yet, it’s still moving. (Você ainda não pode sair do trem, ele continua se movendo.)

Mum, may I get out of the car for a bit? (Mãe, posso sair do carro um pouco?)

When did he get out of prison? (Quando ele saiu da prisão?)



9. TO GET AWAY


Esse é outro que pode ser usado de duas formas, tanto para dizer ESCAPAR ou AFASTAR-SE de algo ou alguém em alguma situação difícil, quanto para dizer TIRAR FÉRIAS, especialmente quando é preciso descansar um pouco.


Please, get away from me. I don’t want to talk to you right now. (Por favor, saia de perto de mim. Eu não quero conversar com você agora.)

I got away from that meeting as soon as I could. (Eu escapei daquela reunião assim que eu pude.)

I’m going to get away with my children on the bank holiday. (Eu vou tirar umas férias com as minhas crianças no feriado.)



10. TO GET AWAY WITH


Assim como o nome, o significado desse Phrasal Verb é parecido com o de TO GET AWAY, mas nesse caso o significado é ESCAPAR DE UMA PUNIÇÃO, ou seja, evitar ser punido por ter feito algo de errado, como cometer um crime.


She got away with lying to the police easily. (Ela escapou de ser punida por ter mentido para a polícia facilmente.)

My favourite TV show is ‘How to get away with murder’. (Minha série favorita é ‘Como se livrar de um assassinato’.)

I didn’t get away with cheating in my exam. (Eu não me livrei por ter colado na prova.)



11. TO GET BEHIND


Pode ser usado em diversas situações para expressar FICAR ATRASADO ou FICAR PARA TRÁS, como quando você não consegue dar conta dos seus estudos ou trabalho. Outro significado importante no sentido de DAR COBERTURA ou SUPORTE a alguém ou algo.


I got behind with my homework and I didn’t hand it in yet. (Eu fiquei atrasada com a minha lição de casa e ainda não a entreguei.)

You can’t get behind with your rent, if you do so, you’ll have to leave. (Você não pode atrasar o seu aluguel, se não, você terá que sair.)

My mum always gets behind my brother when he does something wrong. (Minha mãe sempre da cobertura ao meu irmão quando ele faz algo de errado.)



12. TO GET OVER


Por fim, o Phrasal Verb que significa SUPERAR algo ou alguém, como o fim de um relacionamento ou algum acontecimento ruim no trabalho.


I can’t believe you haven’t gotten over your ex yet! (Eu não acredito que você ainda não superou o seu ex!)

Don’t worry, you’ll get over it soon. (Não se preocupe, você irá superar isso logo.)

I’m sad that she didn’t wish me happy birthday, but I’ll get over it. (Eu estou triste que ela não me desejou feliz aniversário, mas eu irei superar.)



Como você pôde ver, existem diversos Phrasal Verbs com GET e cada um com um ou mais significados diferentes. Por isso é importante estudá-los e tentar colocar alguns em contexto para que você consiga memorizá-los com mais facilidade.


Outro fator importante que você deve perceber é que o verbo GET deve ser conjugado corretamente dependendo do tempo verbal em que o Phrasal Verb estiver sendo utilizado, para isso, você deve saber que a sua forma no passado é GOT e no passado particípio (3ª coluna) é GOT ou GOTTEN.


Não se esqueça de me seguir nas redes sociais e no YouTube para mais dicas de como usar verbos e Phrasal Verbs como esses! Clique na imagem abaixo para assistir uma aula no YouTube sobre descomplicando o verbo GET.


Rachel Hartwright, very, very, very

See you there!


Rachel



#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo