Tea Time - A British Tradition!

Atualizado: Abr 10


Mesa com chá e uma bandeira de UK
Tea Time - A British Tradition!

Estamos na Semana Britânica aqui no Canal Talk2Rachel, e para celebrar a cultura inglesa decidi escrever um pouco sobre uma tradição realizada até hoje e que é conhecida no mundo inteiro: a hora do chá da tarde.


A típica hora do chá na Inglaterra é realizada por volta das 5 da tarde e pode envolver um grande preparo – incluindo diversos doces e sanduíches – ou pode ser apenas uma pequena pausa para se apreciar uma xícara de chá. Qualquer que seja a maneira de se realizar essa tradição, é interessante lembrar das origens dessa prática e como ela se solidificou como um marco da cultura britânica.


A hora do chá existe desde o ano de 1660, quando se popularizou através do Rei Charles II e sua esposa, a Rainha portuguesa Catarina de Bragança. Porém o conceito de "chá da tarde" só ficaria conhecido em meados do século XIX, através de Anna Maria Stanhope, a sétima Duquesa de Bedford, no ano de 1840.


A pausa para o chá começou porque a Duquesa ficava com fome por volta das 4 da tarde, e como os jantares eram servidos às 8 da noite, existia um grande espaço de tempo durante as refeições do almoço e jantar. Anna pedia que uma bandeja de chá com pão e manteiga e bolo fossem entregues em seu quarto durante o final da tarde. A prática acabou virando um hábito, e a Duquesa começou a convidar seus amigos próximos para a hora do chá.


O chá da tarde passou a se espalhar para outras classes sociais e durante a década de 1880 damas da alta sociedade começaram a se reunir entre 4 e 5 da tarde para aproveitarem esse momento de socialização. De fato a hora do chá se tornou tão relevante que até um tipo de vestuário especifico foi criado: o "tea gown" que consistia em um vestido leve de cores claras.


Além de um momento de socialização, o chá da tarde também possuía uma série de regras de etiqueta que deveria ser seguido a risca, como por exemplo:


  • Não segurar o pires nas mãos – o pires devia ficar em cima da mesa.

  • Não segurar a xícara com a mão toda – a xícara deveria ser segurada apenas com os dedos polegar e indicador.

  • Para pessoas que tomavam chá com leite, a ordem deveria ser sempre: chá e depois leite.

  • Não mexer demais o chá com a colher – o ideal seria mover sua colher para cima e para baixo, gentilmente misturando seu chá com o leite e o açúcar.

  • Nunca bater a colher na beira da xícara ou fazer muito barulho na hora de mexer o chá.

  • Não deixar a colher dentro da xícara.

  • E talvez a regra mais importante de todas: Nunca apontar o dedo mínimo na hora de segurar a xícara!


Café Colonial à moda britânica
Café Colonial

A clássica hora do chá é caracterizada como uma refeição leve, portanto em uma mesa nós temos uma série de pequenos sanduíches (o mais famoso deles sem dúvida é o sanduíche de pepino cortado em fatias finas), bolinhos conhecidos como "scones" recheados de creme (quem acompanha o blog já sabe que tenho uma receita ótima de scones!), bolos e tortas. Ou seja, a hora do chá é sempre bem acompanhada!


O chá mais popular que é servido nessa hora é o chá do Ceilão, mas hoje em dia qualquer tipo de chá pode ser servido, embora muitas pessoas ainda desaprovem o chá que vem em saquinhos. Mas ótimas opções existem em qualquer lugar!


Café tradicional à moda britânica
Café tradicional

Hoje em dia a hora do chá é muito mais informal, e em muitas casas é apenas o ato de apreciar uma boa xícara de chá acompanhada de algum lanche durante a tarde, mas muitos hotéis e casas de chá em Londres oferecem a experiência completa. Aqui no Brasil também temos diversos lugares que podem oferecer uma deliciosa hora do chá.


Se você quiser recriar um típico chá da tarde britânico lembre-se sempre de servir algo leve, como sanduíches, biscoitos, "scones" ou bolos, e ter em seu bule algum chá como Earl Grey, o chá preto do Ceilão, ou então opções herbais como menta e camomila. Muitas pessoas também gostam de acrescentar leite às infusões de chá preto, ou então uma rodela de limão aos chás mais herbáceos, mas lembre-se que tudo depende da sua preferência!


E então? Gostou de aprender um pouquinho sobre essa tradição tão clássica como a hora do chá? Comente abaixo se você tem vontade de fazer uma reunião assim com seus amigos ou se você já fez algo assim!


See you next time!

Rachel




#inglesonline #aprenderingles #eslteachers #professora #trabalho #motivação #motivation

#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo


36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo